sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Benefício dos Alimentos: Salmão

Como eu gosto desse peixe! Pelo amor viu!
Cru, grelhado, no risoto, de todas as formas, eu gosto de salmão!!
E a minha digestão é perfeita quando como peixinhos! Não fico horas e horas quase sem respirar para digerir, o salmão além de delicioso e fazer super bem para a saúde, a digestão é bem digna! Eu amo!

Então, vamos conhecer os benefícios para esse peixinho querido?




O Salmão é um peixe de águas frias que funciona como protetor do coração, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos.
A cor alaranjada do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento laranja é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos.
Como a dieta do salmão é muito variada, ele pode apresentar uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. O betacaroteno, pigmento laranja encontrado em diversos alimentos, está presente na ração que os peixes de cativeiro se alimentam.
De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e também em forma de sashimi.

O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.
O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.


Curiosidade:
Ele serve como base alimentar  para os  esquimós, e foi através dos estudos populacionais realizados com esses povos, que foi descoberto os benefícios do peixe para o coração, e a partir daí suas propriedades foram propagadas para o resto do mundo.


Agora me contem, gostam de peixinhos? Qual a forma favorita de preparo de vocês?!


Fonte: Maputo 

2 comentários:

  1. Adoro!! De todo jeito, hahaha

    Gosto do defumado também, num pãozinho com cream cheese...ai ai ai...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que delíciaaaa!!! Vou bem fazer um sandubinha com essa sua dica!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...