quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Interview: Ilca Colona Dos Santos Viana

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a Ilca, que é leitora aqui do blog!!
Fico super contente em fazer contato com vocês, trocar idéias e experiências! É demais! Gostaria de conhecer pessoalmente cada um de vocês!!

Se você quiser participar aqui da entrevista do blog é só enviar um email para: mocasgarboelegancia@hotmail.com e pronto! Envio para você todas as instruções para você nos contar sua experiência!
Ah! E quem não fez a cirurgia para reduzir o estômago também pode viu! É ótimo também saber como é sua rotina para emagrecimento! Vamos fazer desse canal de comunicação uma troca de experiências e incentivo!!!



Nome: Ilca Colona dos Santos Viana
Idade: 46 anos
Altura: 1,63m
Peso antes da cirurgia: 102Kg
Peso atual: 72Kg

Com quantos anos fez a cirurgia para redução do estômago?
45 anos


Qual foi o procedimento realizado?
Capella


Porque tomou a decisão de reduzir o estômago?
Me sentia muito mal, nunca me aceitei gorda. E depois vieram as complicações de saúde, dores lombares, hipertensão, inchaços frequentes nas pernas, pés e mãos; a ponto das pessoas me perguntarem o motivo, pré diabetes (intolerância a glicose), apnéia do sono (roncava muito), incontinência urinária noturna (levantava umas cinco vezes para ir ao banheiro, e com isso dormia muito mal).

Você teve alguma dificuldade no pré-operatório?
Precisava emagrecer uns 9kg antes da cirurgia. Foi barra mas consegui emagrecer 6kg e o meu médico me operou!

Quando acordou da anestesia o que sentiu emocionalmente?
Feliz por estar bem e viva!! Finalmente havia operado!! Iupiiiiiii!!!!

Qual foi a maior dificuldade no pós-operatório?
No princípio não tive dificuldade alguma, tudo normal. Não senti dor na cirurgia (corte), não sentia fome, segui tudo a risca conforme minha nutricionista me orientava. Porém, quando saí da dieta líquida e fui para pastosa (e em seguida alimentação normal), não era tudo que meu estômago aceitava, mesmo o que estava previsto pela nutricionista, enjoava da comida, não tinha prazer em comer, quase todos os dias vomitava, pois passava mal com o que comia.
Parecia que meu estômago era pequeno demais e tudo enchia rapidamente e começava a sentir dores nas costas (até hoje não entendo o motivo) e começava a vomitar, e se começasse a vomitar não parava mais.
Cheguei a vomitar por mais de uma hora seguida!!
Quando eu estava com seis meses de cirurgia, um dia começei a passar mal, iniciei com uma dor horrível no abdomem como se fossem pontadas. Passei mal por quase duas horas e me recusei a procurar o médico pois achava que havia exagerado. Pois há duas noites anteriores a isso, havia ido a uma pizzaria com a minha família e comi três pedações de pizza e tomei refrigerante. Achei que estava sentindo as dores porque havia exagerado.
Quatro horas depois, as dores não haviam passado e não consegui falar com o meu médico que me operou, pois ele estava viajando. Então, meu esposo me levou para o hospital, chegando lá avisamos que eu era operada, e acharam que eu estava tendo uma crise de visícula, me deram uma medicação para passar as dores e me encaminharam uma série de exames pré-operatórios.
Após os exames e radiografia o médico não detectou nada, me deu alta e disse que estava tudo bem, visícula, rim e fígado. Voltei para casa sem dor alguma, então, concluí que eu era a culpada e que isso aconteceu pois havia exagerado. No final do dia seguinte voltei a passar mal, com menos dores por conta dos medicamentos indicados pelo médico do hospital, porém, comecei a vomitar sem parar, passei 24 horas vomitando.
Como não conseguia falar com o meu médico, não voltei ao hospital de antes, já que o médico disse que eu não tinha nada e que tudo estava normal. Dois dias depois consegui falar com o meu médico que me fez três perguntas e disse: " Direto para o hospital, você terá que passar por uma cirurgia de emergência, você teve uma obstrução intestinal e terá que ser operada urgentemente pois já passou da hora".
Olha gente que perigo!!! O médico que me examinou no PS olhou tudo menos o intestino. Um conselho que dou para quem passou por essa cirurgia, aderencia intestinal é algo muito comum acontecer. Nunca se culpe ou ache que tudo é normal e que os motivos de dores ou vomitos são relacionados ao que você comeu. Com estes sintomas corra ao seu médico e exija um exame minuncioso. Para morrer basta estar viva. Graças a Deus meu médico me operou e tudo ocorreu bem. Hoje estou super bem, Graças a Deus!!!!


O que você adorava comer e hoje tem intolerância?
Frango, laranja e maçã.


Você teve náuseas, se sim, por quanto tempo?
Sim. Os primeiros quatro meses e depois foi diminuindo, eu já estava desesperada. Pensei que nunca mais teria o prazer em comer. Tudo era muito horrível.


Em quanto tempo conseguiu chegar na meta de peso pré-estabelecida pela equipe médica?
A minha equipe médica não estabeleceu meta de peso, sempre que vou a clínica eles me pesa e dizem que estou muito bem, dentro da faixa , ou melhor, abaixo da faixa de peso exigido dentro do meu tempo de operada. Hoje faz 7 meses.

O que você não fez no pós-cirúrgico que recomendaria para as outras pessoas? 
Seguir a risca o que os médicos recomendam, frequentar academia  ou fazer caminhadas.

Em relação as vitaminas, seu organismo tem dificuldade para absorvê-las? Faz uso delas? Se sim, quais?
Sim, dificuldade em absorver vitamina D, faço o uso de Centrum todos os dias. O médico me recomendou mais duas, ferro e cálcio.

Que dica você daria para as pessoas que pretendem fazer a cirurgia?
Tenha certeza do que você quer. Se tem muita dificuldade em emagrecer e está sofrendo comorbidades por causa da obesidade está na hora de procurar um médico, porém a cirurgia não é a solução eterna da obesidade pois o médico opera o estomago e não a cabeça e uma vez obeso obeso para sempre precisa se cuidar e controlar a alimentação para o resto da sua vida com uma vantagem com um estomago menor que te impede de exagerar, isto no começo pois com o passar do tempo se você não se cuidar o estomago relaxa e você volta a engordar. Eu por exemplo tenho que me policiar diariamente pois muitas vezes me vejo com atitudes de obesa, sempre gostei de doces e na época da minha obesidade o que me dominava era o doce ( chocolate, sobremesas, sorvetes, refrigerantes, etc) e as massas ( pão, roscas salgados e pizzas), como agora acabaram as nauseas e raramente vomito... Comecei a me alimentar de tudo em pequenas porcões é claro. Não consigo comer muito(comida, massas...tudo é questao de 1 colher de sopa) mas o doce...!! Nunca tive o bendito do dumping e com isso após os 5 meses de cirurgia descobri que conseguia comer doce e nao sentir nada... (é triste...rsrs) e por vezes me vejo comendo doces, bombons, refrigerantes, etc.
Mas tenho muito medo de voltar a engordar e com isso luto pra não voltar as velhas práticas!


Agora estão todos curiosos para saber como era e como está a divina Ilca né?!






Fala sério né?!
Ela ficou muito GATA!!!!!
Eu já havia comentado com ela, mas vou deixar registrado aqui, ela rejuveneceu demaaaaiiissss!!!! Ficou ótima Ilca!! Parabéns!!!
E muitíssimo obrigada por participar aqui do blog!!!

E vocês gostaram da super transformação da Ilca?! Deixe seu comentário aqui pra gente!!! 

4 comentários:

  1. Adorei Tatiana!! Voce é perfeita! Obrigada pela oportunidade que esta nos dando de deixar o nosso depoimento no seu blog e assim ajudar muita gente! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilca querida! Eu que agradeco por vc nos contar um pouquinho da sua trajetória que foi super tensa né!? Me arrepiava a cada parágrafo! Um super beijo!
      Tati

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...