sexta-feira, 6 de abril de 2012

Benefício dos Alimentos: Chocolate

Em meio da Páscoa, um momento de reflexão, também vem a tradição de presentear as pessoas queridas com chocolates. Então, esse é um momento ótimo para conhecermos o que o chocolate traz de bom para o nosso organismo! Quem disse que em sua alimentação saudável não pode entrar em um chocolatinho? Na medida certa, podemos ingerir sem problemas!







Chocolate faz mal ou faz bem? A resposta é sim para as duas perguntas. O chocolate faz mal e também pode ser muito bom para a saúde. Mas, atenção: não é qualquer chocolate que faz bem. “Depende da quantidade e do tipo e do tipo de chocolate que a gente vai escolher”, afirma a nutricionista Patrícia Davidson Haiat.
A especialista faz a lista dos benefícios do chocolate: “no controle da glicose, na diminuição do colesterol total, do colesterol ruim, o LDL, aumento do HDL colesterol, que é o colesterol bom e protetor”.
Bons para a saúde são aqueles que contêm, pelo menos, 55% de cacau. É o caso do chocolate amargo, que, além do pouco açúcar, contém antioxidantes.
Segundo os nutricionistas, tanto o amargo quanto o semi-amargo seriam bons para peles secas, os cabelos, e evitariam a pré-hipertensão, aquela situação em que a pressão arterial passou dos 9 por 12 e está começando a subir além do nível de segurança.
Mas chocolate ao leite, em geral mais claro e mais adocicado, esse deve ser evitado. E o branco, também. “O chocolate branco é uma massa de gordura. É gostoso, muita gente gosta, mas não é uma coisa recomendável como benefício para a saúde”, diz a nutricionista Patrícia Davidson Haiat.
Atenção: chocolate é ruim para quem tem herpes, nocivo para quem tem cálculo renal e pode causar enxaqueca. Claudia lutou para dominar o vício e conseguiu, sem abandonar o prazer: “Eu como de vez em quando. Eu não sinto mais a necessidade de ter uma barra de chocolate em casa. Eu só como chocolate amargo”


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...