quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Benefício dos Alimentos: Nectarina

Todos nós, reduzidos ou não, sabemos que para manter o corpo saudável, a alimentação também deve ser.
No canal GNT passa um programa que eu amo que se chama  "Você é o que você come", acho super interessante e até fico em choque com os alertas que a apresentadora nos dá. Vale super a pena assistir.
E depois que fiz a cirurgia fiquei curiosa para saber quais são os benefícios dos alimentos que costumo ingerir no meu dia a dia, e gostaria de dividir com vocês! 
Ontem comi nectarina e fiquei pensando, "O que será que ela tem de bom, além do sabor?", e então pesquisei, e vim contar para vocês!!



As Nectarinas cujo nome botânico é Pronus persica nurcipersica  pertencente à família Rosaceae, são frutas semelhantes aos pêssegos e diferem-se deles por conter a casca lisa. A característica da casca lisa (sem pêlos) que distingue as nectarinas na verdade é uma mutação genética do pêssego, originária da China e melhorada na América do Norte. É uma fruta muito saborosa, de cor atraente, de formato oval ou redondo, com uma polpa suculenta, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada. O nome nectarina vêm de “néctar” devido ao seu sabor delicioso e doce.

É uma fruta que traz muitos efeitos benéficos para a saúde, principalmente devido ao seu alto teor de antioxidantes que são compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, a nectarina contém vitamina A, vitamina B3, vitamina C e potássio. A vitamina A é essencial para conservar a saúde da pele, proteger a vista e auxiliar no crescimento. A vitamina B3 desempenha um papel importante no processo de formação do DNA. A vitamina C contribui para saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para o homem.
Fonte de fibras alimentares, as nectarinas previnem a constipação  e reduzem o risco de se adquirir cancro de cólon. Pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de conservas e compotas, e muitas vezes pode ser encontrada como um ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes. Como os pêssegos, as nectarinas são colhidas maduras, mas ainda firmes e precisam de alguns dias para amadurecer um pouco mais para serem consumidas. Para acelerar seu amadurecimento, pode-se colocá-las em um saco de papel dobrado a temperatura ambiente, juntamente com uma banana verde. Os frutos devem atingir o seu máximo de maturação, após alguns dias.

As nectarinas são cultivadas nos mesmos lugares onde crescem os pêssegos. Em média, as nectarinas são ligeiramente menores, mais doce, mais avermelhadas e sensíveis do que os pêssegos. A árvore de nectarina é de pequeno porte, possuem folhas longas e estreitas, que têm margem muito finamente serrilhada. Preferem climas quentes e secos que contenha solo arenoso e bem drenado. Os principais produtores da fruta são a França, Espanha, Grécia, Califórnia, Chile, África do Sul, Argentina e Chile. No Brasil são produzidas na região sul e sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul e São Paulo.



Viu só quanta coisa?! A gente não imagina quantos benefícios podemos ter com uma simples fruta né?! E muitas vezes pulamos essa parte tão importante por preguiça de lavar ou descascar alguma fruta ou vegetal.

 Fonte: Info Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...