quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nutróloga x Nutricionista

Quando iniciamos o processo pré-cirúrgico para realizarmos a redução do estômago, geralmente (pelo menos aconteceu comigo) o cirurgião sempre indica que o tratamento pré e pós seja feito com um nutricionista, pois ele que vai nos mostrar o caminho da dieta que devemos seguir algumas semanas antes da cirurgia e claro, depois. 



 E você sabe a diferença entre nutrólogo e nutricionista? Então eu vou explicar!

NUTRÓLOGO:
Nutrólogia é uma especialidade médica ou pediátrica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que diagnostica, previne e trata os distúrbios nutricionais.
A nutrologia tem uma função importante na medicina. O médico nutrólogo trabalha em sintonia (que é o meu caso) com outras especialidades, como a endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, cardiologia e infectologia.

Áreas de atuação da nutrologia:
Gestantes e Nutrizes
Aleitamento Materno
Alimentação do Lactente
Alimentação de Crianças e Adolescentes
Crianças com baixa estatura
Crianças que não comem adequadamente
Prevenção e tratamento de Sobrepeso e Obesidade
Dislipidemias (alterações do colesterol)
Prevenção e tratamento de Desnutrição
Pacientes com Intolerâncias ou Alergias Alimentares (ex: lactose ou proteína de leite)
Anemias, deficiência de Vitaminas e Sais Minerais
Doenças comprometedoras do estado geral, como: Fibrose Cística, Doença Celíaca, Neurológicas, Cardíacas, HIV, Síndromes Genéticas 


NUTRICIONISTA:
Estuda os alimentos e a sua interacção com os processos fisiológicos e metabólicos com a doença e a saúde (a nível individual ou da comunidade). Investiga o comportamento alimentar das populações, e suas implicações sociais, econômicas, culturais e psicológicas.
A partir deste trabalho, este profissional propõe a aplicação de uma política nutricional - em moldes científicos - para promover o desenvolvimento da alimentação e a melhoria da qualidade de vida (educação alimentar). Para o efeito, o nutricionista integra equipas multidisciplinares nas áreas da saúde (preventiva e curativa).

Área de atuação da nutricionista:
Ensino - Ministra cursos de educação alimentar
Investigação - Pesquisa sobre alimentação em laboratórios de análise de alimentos, universidades e institutos. É nesta área que o nutricionista faz o levantamento dos hábitos alimentares das populações.
Restauração coletiva: Área ligada a saúde pública.
Nutrição e Desporto: Elaboração de dietas alimentares específicas para desportistas e para todos que procuram os profissionais de nutrição para o efeito.
Indústria: Supervisão da produção/transformação de generos alimentícios.

Então, o nutrólogo é um médico, e com isso ele pode pedir exames e receitar medicamentos, ao contrário do nutricionista.

O que quero realmente dizer é que para quem fez ou irá fazer a redução de estômago como eu fiz, EU indico o acompanhamento com um nutrólogo e nutricionista, porque perdemos rapidamente muitos nutrientes importantíssimos para nossa saúde.
Nos meses que fiquei internada no Hospital São Camilo (Pompéia) eu tive o acompanhamento das duas especialidades. Porque com o tempo a nutróloga vai conseguir verificar nos exames qual o nutriente/vitamina que você tem mais dificuldade de absorver e com isso vai te receitar na dosagem correta o que você precisa.


Um comentário:

  1. Tati, nutricionista realmente não pode solicitar exames e receitar medicamentos, mas pode o interpretar os exames... e atua em todas as areas q o nutrologo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...