terça-feira, 22 de novembro de 2011

Orientações: Acompanhamento pré-cirúrgico

Tenho recebido muito carinho de pessoas que já fizeram ou pretendem fazer a redução de estômago. E ontem, conversando com uma leitora (Beijo Paty!), percebi que muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o que acontece antes de fazer a cirurgia, quais são os passos, que médico procurar, e por isso resolvi contar aqui mais uma experiência!
Quero ressaltar mais uma vez a importância de procurar um médico para tirarem TODAS as dúvidas antes de operar. Você não pode ir para a mesa de cirurgia com dúvida alguma, e se surgir, pergunte mais uma vez.

Quando fui a primeira consulta com o cirurgião, antes, passei com uma gastro que me fez muitas perguntas, me pesou e calculou meu IMC.
Essa mesma médica me deu praticamente um bloco de solicitações de exames. Depois quando entrei na sala do cirurgião, ele já estava com todas as minhas informações em mãos pronto para me explicar tudo e responder minhas perguntas.

Da mesma maneira que não queremos dúvidas no momento da cirurgia, o médico também quer ter absoluta certeza que nossa saúde está no nível permitido para encarar uma operação de grande porte como essa.

Os exames solicitados são:

-> Exames de sangue:
Hemograma completo, coagulograma, glicose, uréia, creatinina, TGO, TGP, gama GT, TSH, T4 livre, cortisol, insulina, ferro sérico, ácido úrico, hbs-ag, anti-hbc, anti-hbe, hbe-ag, HCV, marcador viral de hepatite A IgM e IgG, anti-HIV I e II, ßHCG;


-> Exame de Urina:
EAS


-> Exame de fezes:
Parasitológico

-> Ecocardiograma


-> Radiografia de tórax


-> Endoscopia digestiva alta com teste para H. Pilory


-> Ultra-sonografia total abdominal


-> Prova de função respiratória


-> Avaliação e liberação da nutrição e psicológica


-> Avaliação endocrinológica

-> Doppler dos membros inferiores




Como fiquei muito entusiasmada com a conversa que tive com o cirurgião, marquei todos os exames em várias unidades de laboratórios e em 2 semanas já havia feito todos eles. Depois, fui aguardando os resultados e levando para o médico fazer as avaliações.


Além do gastro, você precisa de uma avalição do cardiologista, endocrinologista, nutricionista e psicólogo.
Se você fizer pelo convênio, todas as especialidades acima deverão emitir um laudo informando que você está apto para realizar o procedimento. Depois, é só encaminhar para o convênio para avaliação e aguardar o resultado.
No caso do gastro, no laudo ele deve informar em qual hospital será realizada a cirurgia e que ele indica a cirurgia para diminuir os riscos de doenças causadas pela obesidade.
Geralmente, se o médico diz que essa cirurgia é indicada a você, dificilmente o convênio não irá liberar.
O psicólogo vai te liberar após algumas sessões e se necessário vai te orientar a assistir algumas palestras e participar de reuniões com pessoas que querem operar e que já operaram, as vezes a dúvida de outra pessoa pode ser a mesma que a sua.
Esse passo é muito importante, porque depois de algumas horas seu estômago não será mais o mesmo, mas a sua cabeça não. E garanto a vocês que o psicólogo vai te ajudar muito no início do pós-cirúrgico.
A minha psicóloga fofíssima Dra. Andreia Levy também fez a cirurgia de redução do estômago, então, ela sabe exatamente o que sentimos quando temos vontade de comer e ainda não podemos ou até mesmo as náuseas. Ela é ótima! Não tenho o que falar dela a não ser minhas recomendações!! Dra. Andréia, se estiver lendo esse post, uma MEGA beijo!!!









Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário que respondo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...