quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Importância da prática de exercícios físicos no pós cirúrgico

Quem fez ou está interessado em fazer a cirurgia para redução do estômago geralmente é convidado pelo cirurgião a participar de palestras para que possa tirar todas suas dúvidas antes de tomar essa decisão que é tão importante.
E em reuniões como essa, os médicos reforçam a importância de praticar exercícios físicos depois da cirurgia, porque perdemos muita massa magra (músculo) nesse processo de emagrecimento que é bastante agressivo. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica responde algumas perguntas de pacientes sobre esse assunto.

Vamos conferir?




Devo praticar alguma atividade física antes de fazer a Cirurgia Bariátrica?
Sim. Entretanto é recomendado levar em consideração o tipo de cirurgia a ser realizada, seu IMC atual e possíveis restrições médicas. Há casos em que a cirurgia só pode ser realizada após a perda de alguns quilos. Não havendo restrições importantes, recomendamos atividades na água, como hidroginástica e natação, já que a sobrecarga é menor, diminuindo o risco de lesões. Caminhadas também são bem-vindas, cada um no seu limite.


Quanto tempo após a Cirurgia Bariátrica devo voltar a praticar atividades físicas?
O mais breve possível. Na primeira etapa, pós-cirurgia, as atividades devem ser monitoradas pelo Fisioterapeuta pelo menos por 30 dias, já que estas às vezes começam ainda no hospital. Caminhadas progressivas e exercícios específicos são orientados caso a caso. Normalmente após 40 dias já se pode realizar a maioria das atividades, salvo restrições médicas. É importante definir os objetivos de cada paciente, suas expectativas em relação ao peso desejado, definindo estratégias para elaborar um programa em relação aos tipos de atividades, intensidade, periodicidade e duração, de acordo com as possibilidades de cada um.


Após a cirurgia, quais as atividades mais recomendadas e com qual freqüência devo realizá-las?
Tudo começa pelo primeiro passo, da caminhada. Progressivamente aumentando, tanto o volume (tempo) quanto a intensidade (velocidade), a caminhada dá base para as demais atividades. Ainda mais  que  a  maioria dos recém-operados não vêm de uma rotina muito ativa e muitos ainda não usufruem de um sistema cardiovascular e pulmonar privilegiados por tais práticas. Mas nem só de caminhada se beneficia o organismo humano. Exercícios coordenados, aeróbios ou não, são fundamentais na composição do programa de treinamento físico, de acordo com os objetivos e condições físicas de cada paciente. A qualidade do emagrecimento está pautada na nutrição e nas atividades físicas, pois são os dois ítens que amplamente norteiam a perda de peso. Atividades aquáticas, como hidroginástica e condicionamento físico, também na água, podem trazer excelentes resultados, tanto na diminuição do peso quanto na qualidade do emagrecimento. De três a cinco vezes por semana. Isto é suficiente não só para continuar emagrecendo, mas também para se manter saudável sempre.


Fiz a Cirurgia Bariátrica e estou perdendo peso. Estou perdendo só gordura ou músculo também?
Com uma redução de peso acentuada pós-cirurgia, somada à pequena ingestão de alimentos e restrição de alguns exercícios com peso, é  quase  inevitável alguma perda de massa muscular, principalmente nos dois primeiros meses após a cirurgia.  Isto pode ser minimizado com uma alimentação rica em proteínas e a introdução progressiva de exercícios resistidos, musculação e ginástica localizada. Avaliações somáticas, que medem a composição corporal, são fundamentais no acompanhamento da perda de peso, tão acentuada nestes casos. Percebe-se, claramente, bons resultados na melhoria do condicionamento muscular após o décimo mês da cirurgia, onde o aporte calórico e a melhoria da absorção dos nutrientes propiciam melhora nas fibras musculares. Após o primeiro ano os resultados são muito mais perceptíveis.


Quais atividades físicas são indicadas no pós-cirúrgico de longo prazo?
Depende fundamentalmente dos objetivos de cada indivíduo. Porém, deve-se levar em conta algumas características pessoais, tais como sexo, idade, estatura e peso, além da  própria composição corporal, claro. Considerando que este paciente estará com um corpo bem diferente de antes da Cirurgia Bariátrica, um planejamento deve ser feito na sua totalidade, composto por exercícios aeróbios, alongamentos, exercícios de flexibilidade e, com certa freqüência, exercícios com sobrecarga, que promovam hipertrofia muscular. Avaliações periódicas são fundamentais para uma evolução saudável no programa de treinamento. Atividades aeróbias, como caminhadas, bike, natação e hidroginástica são fundamentais, mas não bastam. Devemos analisar as atividades físicas sob dois aspectos. No primeiro, como apoio para alcançar seus objetivos e dar qualidade no processo de redução de peso. No segundo, como forma de manter uma vida saudável, tornando-se fisicamente mais ativo, contribuindo fundamentalmente na manutenção do peso. Neste aspecto, tendo o praticante condições físicas, deve então escolher uma atividade mais prazerosa, mantendo assim a motivação para realizá-la.


Onde devo realizar tais  atividades físicas?
As opções são várias, porém devemos levar em consideração que a Cirurgia Bariátrica é um procedimento especial, com características próprias. Profissionais com conhecimento do tema, principalmente nas repercussões físicas da cirurgia, bem como da evolução que se segue, devem orientar as atividades para maior segurança e melhor aproveitamento do programa, que pode ser realizado tanto em centros apropriados, como academias e/ou clubes, quanto em ambientes abertos como parques naturais, respeitando sempre as características e limites individuais.


Após realizar a Cirurgia Bariátrica, até quando devo continuar com o programa de atividades físicas?
Para sempre!!  Mesmo que você adquiriu o corpo dos seus sonhos, a manutenção demanda disciplina e tem que ser permanente. Manter-se ativo fisicamente é condição essencial para qualquer pessoa melhorar sua qualidade de vida em relação à saúde, independentemente de ter sido submetido à Cirurgia Bariátrica. Especificamente neste caso, deve-se levar em consideração que nenhum paciente está imune ao aumento do peso. Manter-se engajado num programa de atividades físicas, vai contribuir decisivamente não só na manutenção do peso, como também para uma vida mais saudável.


Razões para exercitar-se - Escrito por Riciéri Maestá - CREF 035599-G/SP
A adesão à prática regular de um determinado exercício físico não deve ser justificada apenas por um benefício específico, como caminhar para emagrecer, por exemplo. Tal afirmação se justifica pela gama de benefícios que atinge a maioria das funções fisiológicas do corpo humano, onde mais de quarenta alterações positivas acontecem concomitantemente. No tocante à obesidade, podemos ressaltar este fato como bom motivo para se praticar alguma atividade física, pois a simples caminhada beneficia várias funções no organismo. Por outro lado, a obesidade por si só desencadeia uma série de traumas ao paciente, como hipertensão e diabetes, sem falar da depressão, entre outros. Compreender as mudanças fisiológicas e morfológicas provocadas pelo emagrecimento é tão importante quanto compreender a razão que motiva próprio emagrecimento. Como para cada paciente obeso podem haver vários diagnósticos diferentes, visto que as causas da obesidade são múltiplas, a prescrição de exercícios físicos deve ser o mais personalizado possível, pois o geral pode provocar efeitos contrários aos objetivos isolados. Diferente dos meios farmacológicos adotados para remediar ou curar doenças, onde normalmente para cada problema é adotado um medicamento específico, na prática de exercícios físicos são adquiridos vários benefícios (quando se caminha, por exemplo). Os dados abaixo demonstram isso:


Benefícios da prática de atividade física regular 

Aumenta:

- HDL (Colesterol bom)
- Densidade óssea (massa óssea)
- VO2 máx (volume de oxigênio sanguíneo)
- Resistência à fadiga
- Capacidade de concentração
- Humor
- Desempenho sexual
- Qualidade do sono
- Resistência imunológica
- Produtividade no trabalho
- Força e resistência muscular
- Massa muscular
 


Diminui:

- LDL (colesterol ruim)
- Triglicérides
- Risco de acidentes coronarianos fatais
- Ansiedade
- Níveis pressóricos (pressão arterial)
- Taxa glicêmica (glicemia)
- Gordura corporal
- Batimentos cardíacos (em repouso e esforço)
- Ansiedade
- Tempo de cicatrização (recentemente comprovado cientificamente)
- Depressão
- Flacidez



Não se esqueça: faça uma avaliação física completa antes de iniciar qualquer atividade física. Consulte sempre um profissional



Fonte: SBCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...