sexta-feira, 23 de março de 2012

Livro: A Itália de Jamie

Além de receitas deliciosas, as fotos são incríveis!
A dica de hoje é um livro de culinária! Na época da minha avó e de mamys, os livros de receitas e cursos de culinárias que faziam nossas refeições saírem do básico.
Gosto muito dessa idéia de ter livros de receitas mesmo com o fácil acesso da internê.
Esse livro saiu depois que Jamie foi gravar uma temporada do seu programa na Itália, uma pena não disponibilizarem as temporadas do Jamie Oliver para vender, é um programa muito gostoso! Ele faz com que todo prato mais elaborado, seja feito da forma mais simples possível. Adoro assistir e ler!








Sinopse: Jamie Oliver é um apaixonado pela Itália, pela culinária, pelo prazer de comer e de cozinhar dos italianos. Em 'A Itália de Jamie', o autor traz as receitas que pesquisou e descobriu durante sua viagem pelas regiões do país da gastronomia. Apresenta suas impressões e as experiências que vivenciou enquanto preparava pratos locais e apurava o paladar nas cidades, vilarejos e fazendas por onde passou. No livro, o chef mostra o resultado de sua pesquisa gastronômica como uma típica refeição italiana - antipasti, primi, secondi e dolci (antepasto, entrada, prato principal e sobremesa). Dedica um capítulo para cada momento da refeição. Traz os ingredientes, o modo de preparo e dicas valiosas que garantem o sucesso do prato. Conta um pouco da história dos lugares ou de personagens relacionados às receitas. Cada parada da viagem trouxe uma revelação - De um chef na Toscana soube que a primeira pizza feita no mundo foi uma pizza frita; De um açougueiro de Panzano aprendeu a fazer o sushi del chianti preparado com coxão duro fatiado e picado muito fino, temperado com ervas e azeite extra-virgem. As sopas também foram uma agradável descoberta. Diferentemente das de outros países que visitou, as sopas italianas se mostraram com muita 'personalidade'. Destaca o minestrone, que considera 'um festival de colheita em uma caçarola'. Para acertar no preparo desta tradicional sopa e agradar até o italiano mais exigente, o chef inglês presenteia o leitor com três regras de ouro. O autor ensina ainda a receita do rotolo de zucca e ricota (rotolo de espinafre, abóbora e ricota), prato que o projetou como chef de sucesso após aparecer em documentário onde mostrava o seu preparo. No livro, Jamie enfatiza o quanto a culinária é levada a sério no país e quanta paixão desperta nos italianos. Como em um álbum de viagem, a publicação é ricamente ilustrada com fotos não só das receitas como dos personagens que Jamie encontrou nas suas andanças pelo país. As vilas, montanhas, plantações e lugares pitorescos também estão presentes. Os pratos foram fotografados por David Loftus, fotógrafo dos seus livros anteriores. Os retratos e paisagens foram feitos por Chris Terry.


Espero que gostem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...