quinta-feira, 10 de outubro de 2013

10 atitudes que atrapalham a educação alimentar infantil

Começando com nossos posts diários, aqui vai algumas dicas para nos ajudar a educar nossos pequenos!



1. Dizer sempre sim: a criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que possamos ser mais liberais.

2. Lanches fora de hora: já dissemos que o ideal são seis refeições diárias. Evitar as beliscadas fora desses horários.

3. Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: “ Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

5. Brincadeiras à mesa: hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. Ceder ao primeiro "Não gosto disso": a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas experimentar não custa nada.

7. Substituir refeições : não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. Tornar a ida a uma lanchonete, um "programão": a comida de casa fica meio sem graça.

9. Servir sempre a mesma comida: a criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vão faltar nutrientes, vão faltar fibras.

10. Não dar o exemplo: não adianta, por exemplo, querer que seu filho tome mais água ou sucos naturais se você só toma bebidas açucaradas.

Mais em: www.abeso.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...