terça-feira, 13 de maio de 2014

Você sabe tudo sobre obesidade?

Vamos voltar um pouco ao foco principal do blog e vamos falar de obesidade, suas causas e os métodos de redução de estômago, mas, vamos começar do começo?! Hehehehe
Para quem não sabe, que está lendo o blog a pouco tempo, eu era muito obesa, pesava 117kg e tenho 1,65m, e decidi depois de inúmeras tentativas frustradas, fazer a redução de estômago, porém, não tive a melhor recuperação do mundo, pelo contrário, quase morri, quase fiquei paraplégica. Mas com a Graça de Deus e ao meu esforço, força de vontade e fé, não só minha, mas dos médicos e dos meus familiares, dei a volta por cima e hoje sou uma mulher saudável e tive uma gestação completamente tranquila e maravilhosa.

Então vamos lá?!



A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. Esse acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é constantemente maior que o gasto de energia corporal e resulta frequentemente em sérios prejuízos à saúde.  Atualmente, atinge 600 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões somente no Brasil. Se for incluída a população com sobrepeso, esse número aumenta para 1,9 bilhão de pessoas no mundo e 95 milhões de brasileiros. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) projetam um cenário ainda pior para os próximos anos. Estima-se que, em 2015, existirão 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos no mundo inteiro.

Cenário atual da obesidade
 BrasilMundo
Número de
pessoas obesas
 30 milhões600 milhões
Número de pessoas com
excesso de peso
95 milhões 1,9 bilhão


Principais Causas:

São vários fatores que resultam da interação de fatores genéticos, ambientais e  emocionais e também de estilo de vida.
1. Ingestão excessiva de alimentos
Os hábitos de vida contemporânea favorecem o consumo exagerado de alimentos de alto valor calórico, mas com pobre qualidade nutricional. Essa ingestão excessiva também pode ser desencadeada por transtornos de compulsão alimentar.
2. Falta de atividade física
O sedentarismo é outra causa indutora da obesidade. É necessário tentar incluir atividades físicas regulares na rotina diária. O gasto energético vem diminuindo com os confortos da vida moderna, como controles remotos de TV, elevadores, automóveis, escadas rolantes etc.
3. Tendência genética
Pesquisas mostram a relação entre herança genética e obesidade.  Normalmente, pais com peso normal têm em média 10% dos filhos obesos. Quando um dos pais é obeso, 50% dos filhos certamente o serão. E, quando ambos os pais são obesos, esse número pode subir para 80%.
4. Problemas hormonais
Alterações nas funções das glândulas tireoide, suprarrenais e da região do hipotálamo também podem provocar a obesidade.

Doenças Associadas:

Diabetes
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 246 milhões de pessoas (cerca de 6% da população adulta mundial) sofrem de diabetes. No Brasil, estima-se que 11 milhões de pessoas tenham a doença.
A epidemia de diabetes tipo 2 está associada diretamente à obesidade. Estresse, hábitos alimentares não saudáveis e vida sedentária são as principais causas da incidência da doença. Pessoas com excesso de peso têm risco de desenvolver diabetes três vezes superior ao de pessoas com peso normal.
Hipertensão arterial
O excesso de peso corporal está diretamente relacionado com a hipertensão arterial. Hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo e consumo exagerado de alimentos industrializados ricos em sal, ajudam a aumentar os níveis de pressão arterial.
Estudos têm demonstrado que, com a redução do índice de massa corpórea, a cirurgia bariátrica tem impacto significativo na diminuição da circunferência abdominal, da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol ruim (LDL), sendo que essa técnica cirúrgica promove o aumento do bom colesterol (HDL). 
Problemas articulares
O excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura no corpo sobrecarrega todo o organismo, mas a coluna vertebral é afetada de modo particular. Na pessoa obesa, o peso do corpo pressiona as vértebras e desgasta as articulações, podendo ocasionar hérnia de disco.
É comum o paciente sofrer com dores na coluna e nas articulações dos membros inferiores, como joelhos e tornozelos. Com a redução do peso corporal, é possível aliviar a carga sobre a estrutura óssea, suavizar as dores e minimizar a incidência de problemas articulares mais sérios.
Outras doenças
A condição de obesidade grave está associada também a outros problemas de saúde, como dificuldades respiratórias e apneia do sono, risco aumentado de embolia pulmonar por alterações da coagulação sanguínea e até alguns tipos de câncer (de útero, mama e intestino grosso, entre outros).
Deficiências de vitaminas e minerais também podem estar presentes na obesidade.  Muitas pessoas não fazem refeições saudáveis, substituindo-as por comidas gordurosas e frituras, que não fornecem ao organismo os nutrientes necessários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...