quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cirurgia Bariátrica é opção para gravidez de menor risco

Vou contar para vocês minha experiência. Quando resolvi fazer a redução, no final de todo o processo, tive que assinar um termo de responsabilidade na clinica que eu estava fazendo o acompanhamento que eu tinha consciência de que deveria esperar 24 meses para engravidar. Na época o Fê e eu estávamos separados e até brinquei quando fui assinar o papel, bom, se quiser assino um termo de 5 anos sem ter filhos, afinal vou ficar gata e não quero filhos tão cedo. Hahaha!! Doce ilusão né?! Como somos ingênuas, a nossa vida não é comandada por nós e sim por Deus, então, esse tal de 5 anos não estavam nos planos DELE! 
Eu engravidei com 1 ano e meio de cirurgia, eu havia acabado de voltar da licença médica, com o trabalho a todo vapor e ainda sim, promovida. Eu jamais havia colocado um filho nos meus planos naquele momento. E vocês podem estar se perguntando, mas já que essa doida sabia que não poderia engravidar, voltou ao trabalho, passou pela maior provação da sua vida, conseguiu engravidar? É maluca mesmo! rs Bom, eu estava tomando todos os cuidados necessários para que isso não acontecesse. Usava um anticoncepcional de adesivo, que usei por 10 anos e nunca aconteceu nada, super seguro pq vc não esquece de tomar o tal comprimido, só que o tanto de remédio neurológico que eu tomava, diminuiu a eficácia do anticoncepcional e foi aí que o Gustavo entrou em nossas vidas! rs Mas agradeço a Deus por ter colocado esse bonequinho aqui viu! Não imagino mais a minha vida sem ele!!! Me falta até o ar de imaginar!!

Bom, o que quero dizer, que além de tudo, realmente as pessoas com menos peso, possuem mais facilidade para gerar um bebê, e eu estava assim, magra, com os nutrientes em dia, cheia de saúde!
Minha gestação foi incrivelmente tranquila, sem susto nenhum, tudo nos conformes!


De acordo com dados do Ministério da Saúde¹, 18% das mulheres brasileiras são obesas. A doença causa complicações sérias que também afetam diretamente o sonho de muitas delas: ser mãe. O excesso de peso e a obesidade prejudicam a fertilidade feminina e podem comprometer a gestação. Por promover uma mudança de estilo de vida e tratar a obesidade, a cirurgia bariátrica permite que mulheres possam engravidar com mais facilidade e ter uma gravidez mais segura e saudável.
Estudos  apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema.
O tratamento cirúrgico da obesidade diminui as chances de que a futura mãe tenha diabetes gestacional, eclâmpsia, parto prematuro ou até mesmo aborto espontâneo. Estudos também apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema. Segundo Josefina Matielli, endocrinologista da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o procedimento pode ser indicado sem problemas, mas ressalta que é preciso avaliar bem a decisão e ter comprometimento para que os resultados sejam satisfatórios.
A cirurgia melhora as condições para a gestação, mas não é uma solução mágica. As mulheres precisam se informar, falar com seu obstetra e estarem cientes de que deverão seguir as recomendações médicas para que os benefícios da operação sejam reais”, explica a Dra. Josefina, que ressalta ainda que é preciso acompanhamento médico contínuo e uma mudança no estilo de vida com dieta balanceada e uso de suplementos.
As mulheres que realizarem cirurgia bariátrica só poderão engravidar de forma segura após o primeiro ou segundo ano da operação. Este é o tempo que o corpo leva para se acostumar a sua nova realidade. Pelo aumento da fertilidade após a cirurgia bariátrica, é preciso evitar surpresas indesejáveis durante este período. A endocrinologista afirma que é preciso redobrar os cuidados na hora de manter relações sexuais. Nos três primeiros meses a mulher deve usar anticoncepcional e o parceiro preservativo, que serve de segurança extra para caso o corpo não absorva corretamente o remédio.

15 semanas de gestação! Quando a barriguinha começou a ter forma!!
16 semanas de gestação
21 semanas de gestação

24 semanas de gestação

32 semanas de gestação

34 semanas de gestação

Quando o amor da minha vida nasceu!

Quem aí fez a cirurgia e teve um bebê? Como foi sua experiência! Conte para nós!!!


Fonte: SBCBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...