quinta-feira, 7 de junho de 2012

Reportagem: Alimentação saudável, a chave do sucesso!

Apostar numa alimentação balanceada é a chave do sucesso na prevenção de doenças cardiovasculares




O coração funciona como um motor do corpo humano. É ele o responsável por bombear sangue, garantindo todas as funções vitais do organismo. Mantê-lo sadio por toda sua vida não é uma missão impossível. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares podem ser modificáveis e não modificáveis. "Idade, sexo e genética são fatores nos quais não podemos interferir. Porém, a hipertensão, tabagismo, colesterol elevado, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse são condições nas quais podemos atuar, prevenindo ou tratando", explica o cardiologista do Hospital Santa Catarina, Dr. Alessandro Aparecido Machado. 

A melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável e nisso a alimentação tem um papel importantíssimo. "Deve ser balanceada, com alimentos variados e em quantidades adequadas, é decisiva para a prevenção de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares", destaca a nutricionista do Hospital Santa Catarina, Marisa Chiconelli Bailer. 

Segundo o cardiologista Dr. Alessandro Aparecido Machado "para garantir que seu coração esteja sempre saudável é necessário adotar hábitos simples, como evitar o consumo excessivo de sal, gorduras e bebidas alcoólicas, além de fazer atividades físicas regularmente com orientação profissional e aumentar a quantidade de carnes magras, frutas, legumes e verduras no cardápio", afirma o médico. 

O que fazer para manter seu coração saudável?
- Coma de forma fracionada, evitando grandes refeições;
- Faça uma dieta com pouca gordura e moderada em sal. Evite as frituras, carnes gordas e queijos amarelos, por exemplo;
- Consuma mais frutas, verduras, legumes e grãos;
- Varie o cardápio;
- Mantenha seu peso ideal;
- Modere no consumo de bebidas alcoólicas;
- Controle seu colesterol;
- Pratique atividade física regularmente com a orientação de um profissional especializado;
- Procure seu medico periodicamente para exames de rotina;
- Tente manter uma boa qualidade do sono.

Saúde no prato
A nutricionista do Hospital Santa Catarina Marisa Chiconelli Bailer lista abaixo quem são os amigos do seu coração.
- Peixes (como atum, sardinha, salmão e arenque): São ricos em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides;
- Linhaça: Esse pequeno grãozinho possui ácidos graxos essenciais que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol e impedindo o acúmulo de gordura nas artérias. Possui também propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular;
- Frutas, verduras e legumes: esses alimentos são excelentes fontes de fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e pela diminuição na absorção do colesterol. Além disso, aumentam a saciedade; 
- Azeite de oliva extra-virgem: é uma boa fonte de vitamina E, minerais e antioxidantes. O consumo moderado ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do bom colesterol (HDL);
- Soja: fonte de isoflavonas, o consumo regular de soja ajuda a controlar os níveis de colesterol e colabora para diminuir a absorção de açúcar.
- Castanhas: auxiliam na redução do colesterol, além de apresentar grandes quantidades de fibras, selênio, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio. "A porção recomendada é de seis unidades por dia, pois se consumidas em excesso, serão prejudiciais à saúde já que possuem alto valor calórico", destaca a nutricionista.

Mantenha distância
Conheça os alimentos que podem prejudicar o bom funcionamento do seu coração.
- Massas folhadas, pães recheados, frituras e alimentos gordurosos: causam aumento do colesterol, podendo levar ao entupimento das artérias, além de favorecer o surgimento da obesidade.
- Temperos industrializados, embutidos, salgadinhos de pacote e petiscos: ricos em sódio e gordura saturada, além de aumentar o colesterol, podem elevar a pressão arterial;
- Doces concentrados e bolos recheados: a alta concentração de açúcar na alimentação, além de favorecer a obesidade, pode aumentar a gordura nos vasos sanguíneos e alterar o metabolismo da glicose, proporcionando o aparecimento do Diabetes tipo II.




Fonte: HSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...